Termas de Monfortinho

Termas de Monfortinho

Explicamos-lhe por que razão devem fazer parte do seu roteiro de férias

Situadas junto à encosta da serra da Penha Garcia, em Castelo Branco, as Termas de Monfortinho beneficiam de uma das mais antigas fontes termais do nosso país. Graças ao poder terapêutico das suas águas mas, também, pela natureza quase intacta que rodeia a região, as Termas de Monfortinho são local de visita obrigatória para quem quer cuidar do corpo e da mente.

Se pensa que as termas são locais aborrecidos e que só pessoas com problemas de saúde poderão beneficiar delas, deixe-nos começar por dizer que não podia estar mais enganado. Sim, é verdade que o termalismo, devido às propriedades terapêuticas das águas de fontes naturais, pelas técnicas aplicadas e pelos próprios equipamentos utilizados, proporciona resultados fantásticos no tratamento de sintomas de algumas patologias, especialmente crónicas. Mas, a verdade é que qualquer pessoa, de qualquer idade, com ou sem manifestação de patologias, irá usufruir muitíssimo dos dias que passar numa estância termal. E depois de conhecer uma estância, vai querer conhecer todas as outras. E sabe que mais? Está com sorte já que o nosso país tem um património termal invejável!

Natureza em estado puro
Logo à partida, todas as estâncias termais estão situadas em locais de beleza única. Porquê? Porque o objetivo é, precisamente, aproveitar os recursos naturais da região e interferir, o mínimo possível, com eles. Por isso, não importa a estância termal que escolhe, garantimos que terá sempre direito a paisagens perfeitas, capazes de cortar a respiração.
E nesse aspeto as Termas de Monfortinho, que pertencem ao projeto Termas Centro, não podiam ser mais perfeitas. Não importa para onde olhamos ou o caminho que escolhemos fazer porque iremos, invariavelmente, encontrar natureza em estado puro. Claro que as estradas estão lá, bem como todas as comodidades que valorizamos. Mas, a natureza, essa, também está lá: nas paisagens, no ar que respiramos, na tranquilidade que nos rodeia e em tudo o que fazemos.

    

As Termas de Monfortinho
Como é sabido, a propriedade da água depende da localização das fontes. No caso das águas utilizadas nas Termas de Monfortinho, são originárias da Fonte Santa de Monfortinho e são hipomineralizadas, bicarbonatadas, sódicas, cálcicas e magnésicas. Inclusivamente, estas águas possuem um dos maiores teores de sílica entre as águas termais do nosso país. Por outro lado, a temperatura de nascente é de 29ºC e o pH é 5,45. Devido a estas características, estas águas são especialmente benéficas no tratamento de problemas da pele, nomeadamente, psoríase, eczemas e acne. Também poderá optar pelo tratamento de doenças hepato-vesiculares, como hepatites crónicas, doenças gastrointestinais, desde gastrites a colites, doenças reumáticas, como artrose, tendinite ou fibromialgia, sem esquecer as doenças das vias respiratórias, sendo a rinite e a sinusite as mais comuns.
Quando dissemos que há muito mais para além do tratamento de doenças e sintomas, não estávamos a exagerar. E se há estância termal que disponibiliza serviços relaxantes, Monfortinho está no topo da lista.
Para além das diferentes massagens, banhos e duches, disponibiliza vários tratamentos estéticos. E sabe o que é que têm todos em comum? São realizados com as águas terapêuticas de Monfortinho!

Contactos
Termas de Monfortinho
Penha Garcia, Castelo Branco
6060-072 Monfortinho
Telef.:
277 430 320
E-mail:
secretaria@termasdemonfortinho.com

A nossa sugestão
Hotel Fonte Santa
Embora não faltem opções hoteleiras na região, o Hotel Fonte Santa, não só pela localização privilegiada mas, também, pelas suas características, é a nossa sugestão para quando estiver de visita a Monfortinho. Com uma decoração tradicional à qual junta pormenores de luxo, o Hotel Fonte Santa é o complemento perfeito para uns dias longe do stresse e da agitação das grandes cidades. Ah, e já falámos da vista? É perfeita! Para a serra e para a piscina! Para um final de dia inesquecível, escolha a vista privilegiada da imensa varanda que acompanha o restaurante Papa Figos (situado no hotel) e acompanhe com um aperitivo. De seguida, não se esqueça de jantar. A vista continua lá e poderá usufruir dela, já que o restaurante tem enormes janelas em toda a extensão. Mas não se perca nela porque aqui são mesmo os sabores tradicionais as estrelas. Todos os pormenores são cuidados e os ingredientes fresquíssimos. Se for vegetariano ou vegano? Não há qualquer problema! O chef irá preparar algo que vai fazer as suas papilas gustativas salivarem.

Contactos

Hotel Fonte Santa – Termas de Monfortinho

6060-072 Monfortinho
Telef.: 277 430 300
E-mail: hotelfontesanta@hotelfontesanta.pt

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0