Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District

Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District

Inaugurado em Março de 2012, o Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District resulta da recuperação da antiga Fortaleza construída há mais de 500 anos. Gonçalo Byrne e David Sinclair foram os arquitetos responsáveis pelo projeto que resultou num hotel onde o luxo e a modernidade estão em plena sintonia. Acompanhe-nos nesta visita e descubra por que razão esta pousada é considerada um dos hotéis mais luxuosos do mundo.

Localizado na antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, o Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District é um espaço repleto de pormenores que valorizam o design, a origem histórica e o património natural envolvente. Com 126 quartos, dos quais 18 são suítes e 11 são quartos de autor, este hotel é único e é fácil perceber porquê. Não só oferece vistas magníficas nos quartos virados para o mar, como proporciona uma experiência inesquecível a todos os seus hóspedes.

Para isso contribui a decoração contemporânea, mas também os pormenores históricos – ou não resultasse este hotel da recuperação da antiga Fortaleza com mais de 500 anos – e a localização num complexo com uma diversificada oferta de restaurantes, bares, centro de bem-estar, piscina coberta, piscina exterior, salas para reuniões e eventos, e ainda um Art District único que fez dele o primeiro hotel da Europa com um projeto semelhante.

O requinte dos pormenores
Gonçalo Byrne e David Sinclair foram os arquitetos responsáveis pelo projeto e, embora seja evidente o respeito pela identidade da Fortaleza, com as imponentes paredes seculares e corredores estreitos a marcarem uma presença forte, é a decoração contemporânea e as peças luxuosas que fazem parte de cada recanto do hotel que o tornam especial. Membro do “The Leading Hotels of the World”, insígnia que o coloca entre os hotéis mais luxuosos do mundo, o Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District é muito mais do que um hotel de luxo.

Quem reserva quarto nesta pousada deve preparar-se para ser surpreendido. Os estreitos e labirínticos corredores levam-nos a quartos equipados com as mais modernas comodidades, capazes de satisfazer o mais exigente dos hóspedes, e não só dispõem de diversas tipologias, como podem estar localizados na zona “nova”, com vista para o mar, como podem estar situados na antigas casernas e proporcionar uma experiência absolutamente inesquecível.

 

Quarto 250 – Idílica
Se quiser tornar a sua estadia ainda mais especial, opte por um dos quartos de autor. No Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, a arte não fica limitada ao Art District. Ela está espalhada pelo lobby e pelos corredores, mas também existem 11 quartos de autor, decorados por artistas dos quais destacamos Bruno Pereira. Fundador e Diretor Criativo da Labdesign, tem residência artística no Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, e foi responsável pela decoração do quarto 250. Este quarto com vista para o mar é um daqueles casos de amor e ódio. Acredite em nós: há quem ame e há quem odeie. Mesmo! O artista trouxe para este quarto Idílica, uma decoração/exposição concebida pela natureza crua e bruta e pela observação que o autor faz do Homem e dos seus atos – O que ama, o que venera, mas também o que odeia. É também um reflexo egocêntrico do ser, a forma como se olha, como se mexe e o que esquece. Mas é no fundo um ato de esperança. O melhor é experienciar por si.

Um hotel e muito mais
O Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District é muito mais do que o hotel que nasceu da Fortaleza que foi Residência Real no final do séc. XIX. Na verdade, o que torna este hotel tão especial é, precisamente, tudo o que fez e faz parte dele, e isso inclui todo o complexo e a diversificada oferta que nos acompanha desde que passamos os pesados e imponentes portões da Cidadela, mas também as notas e os pormenores históricos com os quais nos cruzamos.

 

Taberna da Praça – Situada na Praça das Armas da Cidadela, na Taberna da Praça o tempo parece desacelerar. Com uma decoração inspirada no movimento “ Vencido da Vida” que contava com membros muito conceituados, como Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Carlos Félix de Lima Mayer, entre outros escritores e pensadores, este restaurante recupera o espírito Tertuliano e boémio tão típico dos portugueses. E se à decoração juntarmos os petiscos típicos da cozinha tradicional portuguesa, servidos em pequenas porções, mas também uma seleção dos melhores vinhos nacionais, percebemos por que razão a Taberna da Praça é um dos locais mais apreciados do Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District.

Livraria Déja Lu – Instalada no piso de cima da Taberna da Praça, a Livraria Solidária Déja Lu foi inaugurada em Março de 2015. A primeira livraria solidária do país, sem fins lucrativos, abriu portas no Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District e está a desenvolver um trabalho notável que passa pela venda de livros já lidos, cujo valor reverte na totalidade para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21).

Art District – O Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District foi o primeiro hotel da Europa a ter um Art District e isso, só por si, já o torna especial. Com seis galerias e seis open studios onde os artistas trabalham, o Art District está aberto à visita de hóspedes e visitantes.

 Restaurante Maris Stella – O restaurante que se encontra no interior do Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District tem este nome em homenagem ao veleiro que foi oferecido por D. Carlos I à sua esposa, a rainha D. Amélia, em 1905. O rei ofereceu este veleiro à rainha depois de uma disputa numa corrida com o Conde Castro de Guimarães, tendo o rei D. Carlos I saído triunfante. Com vista para a marina de Cascais, o Maris Stella aposta numa ementa com uma grande variedade de peixes, com refeições de inspiração mediterrânica.

O Pestana Cidadela oferece:
– Piscina interior
– Piscina exterior
– Spa e Health Club
– Salas destinadas a reuniões
– Salas destinadas a eventos
– Serviço de lavandaria
– 24H Room Service
Lobby Bar
– Restaurante Maris Stella
– Taberna da Praça
Art District

 

Inspirador
Não deixe de apreciar a parede do Lobby Bar onde estão colocadas 600 andorinhas de Rafael Bordalo Pinheiro, numa representação do movimento de migração das andorinhas. Deixe-se inspirar!

Contactos
Av. D. Carlos I, Cidadela de Cascais
2750-310 Cascais
Telef.: 214 814 300
Reservas: 808 252 252
Email: guest@pousadas.pt
www.pousadas.pt

Artigo mais recente

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0