Passo a passo: Yoga para quem corre

Passo a passo: Yoga para quem corre

Costuma ir correr mas sente que poderia melhorar a sua performance? Tal como o professor Tiago Botelho explicou recentemente, o yoga pode ser um fantástico aliado da corrida. Descubra quais são as melhores posturas para quem corre, saiba como executá-las e perceba o papel de cada uma delas.

Mestre em Yoga e Meditação Brahmi Oriental Wellness - Parede

Nota: Estas posições não devem ser praticadas sem o acompanhamento de um professor qualificado, pois existem especificidades e contraindicações que não são aqui referidas.


ADHO MUKHA SVANÁSANA
Esta posição remove a fadiga e aumenta a energia. É excelente para fazer depois de uma corrida. Dos muitos benefícios que proporciona, destaque para o melhoramento da velocidade e para a sensação de leveza nas pernas. É ideal para reforçar coxas e tornozelos. Também alonga os gémeos.


UTTHANÁSANA
Não só consegue tonificar e acalmar os órgãos internos e o sistema nervoso de toda a coluna vertebral, como alonga os isquiotibiais com esta posição.


URDHVA MUKHA SVANÁSANA
Rejuvenesce, reforça e alivia dores sobre a coluna vertebral. Além disso, expande a caixa torácica e melhora a capacidade respiratória.


PASCHIMOTANÁSANA
Esta posição tonifica toda a região abdominal e rejuvenesce a coluna vertebral. Simultaneamente, alonga e descansa o corpo e a mente. Enquanto isso, a região pélvica melhora a sua oxigenação, promovendo o aumento da vitalidade. Também alonga os isquiotibiais e traciona toda a coluna vertebral.


UTTHITA TRIKONÁSANA
Quer tonificar as coxas e libertar a rigidez das pernas e anca? Esta posição é a mais indicada porque ainda corrige assimetrias, reforça os tornozelos e expande a caixa torácica.


SUPTA PADANGUSTÁSANA
Esta posição desenvolve toda a estrutura das pernas, dá estabilidade, força e flexibilidade, e ainda elhora a circulação sanguínea das pernas e dos quadris, revitalizando o sistema nervoso desta zona. Ainda ajuda a eliminar a rigidez na articulação coxo-femoral.


PARIVRITHA TRIKONÁSANA
Reforça a estabilização articular e o equilíbrio, mas também cria mobilidade na coluna vertebral, anca e tórax.


NADI SODHANA PRANAYAMA
Exercício para harmonização e expansão do processo respiratório. Inspire apenas pela narina esquerda. Expire pela narina direita. Depois, inspire pela direita e expire pela narina esquerda. Isto completa um ciclo. Repita entre 10 e 20 ciclos.

Artigo mais antigo

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0