Os alimentos mais ricos em água

Os alimentos mais ricos em água

Inclua-os na sua alimentação diária!

É sabido que alguns alimentos têm uma maior concentração de água na sua composição, razão mais do que suficiente para passar a ingeri-los com mais frequência, especialmente agora que o calor parece ter vindo para ficar.


Alface

Com cerca de 96% de água, a alface é um dos alimentos obrigatórios todo o ano, mas mais ainda no verão. De acordo com Rita Silva, “por ter um baixo valor energético e por ser rica em potássio, fibra e ácido fólico, é um alimento que dá cor ao prato e oferece imensos benefícios à saúde”. Das muitas vitaminas que possui, destaque para a A, C, K, B1, B2 e B3, mas também cálcio, magnésio, betacaroteno e pectina. E como se tudo isto não fosse suficiente, além de ajudar a hidratar o organismo, a alface proporciona uma sensação de saciedade e é calmante.

Curgete
A curgete, não só está repleta de benefícios, como poderá ser um excelente substituto da batata na altura de reduzir as calorias das sopas que prepara. “Tem baixo valor energético e ainda é fonte de vitamina C e ácido fólico”, salienta a nutricionista das lojas Celeiro. Mas há mais. Por ser rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol, estudos recentes apontam para a importância de consumir este alimento para elevar os níveis de colesterol bom. Apesar de poder ser consumida cozinhada, o que retira parte da sua água, a melhor forma de a ingerir é crua, ralada ou fatiada.

Tomate
“Tem um baixo valor energético, é fonte de vitamina C e é rico em licopeno, um importante composto antioxidante que há muito é associado a uma diminuição do risco de doenças crónicas, como o cancro de doenças cardiovasculares”, refere a nutricionista Rita Silva. E claro, não podemos esquecer a elevada percentagem de água: cerca de 93%.

Aipo
Para além de nutritivo, o aipo é um dos hortícolas com maior concentração de água. Tem mais de 94% de água na sua composição e ainda é rico em vitaminas C e K, assim como em potássio. De acordo com Rita Silva, “por ser rico em potássio, o aipo é um poderoso aliado na altura de promover a redução da tensão arterial”. Às características mencionadas antes, podemos juntar os cerca de 2 gramas de fibra por cada 100 gramas de aipo e, claro, o seu baixo valor energético.

Melancia
Não só é um dos principais frutos da época, como é absolutamente irresistível pelo sabor e pelos benefícios. Com cerca de 92% de água, a melancia é um dos alimentos mais saciantes que temos ao nosso dispor. Possui vitaminas do complexo B, A e C, mas também cálcio, ferro e fósforo. Devido a estas propriedades, ajuda a proteger a visão e a pele, previne infeções e combate os radicais livres. “À semelhança do tomate, a melancia também possui o carotenoide licopeno, pelo que tem uma importante ação antioxidante”, diz Rita Silva.

Ananás
“Fonte de vitamina C, contém também uma enzima, a bromelaína, que auxilia a digestão, especialmente de proteínas”, salienta a nutricionista das lojas Celeiro. Tem cerca de 87% de água na sua composição e apenas 48 calorias por cada 100 gramas.

 


O QUE NÃO
 PODE FALTAR NA SUA DIETA
É evidente que quando o calor fica mais intenso, não só devemos beber mais água e outros líquidos, como temos de aumentar o consumo de alimentos que têm uma maior concentração de água. Mas, atenção, isto não é suficiente. Tem de assegurar que ingere cerca de 5 peças de fruta e legumes por dia, mas também é fundamental assegurar uma alimentação variada e equilibrada, que abranja todos os grupos de alimentos na proporção certa.

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