O segredo para se manter jovem e saudável

O segredo para se manter jovem e saudável

Contacto diariamente com as mais diversas pessoas e percebi que existe um défice de conhecimento sobre o corpo de cada um, sobre o estilo de vida e os comportamentos indispensáveis a uma vida saudável. A verdade é que todos queremos viver mais e melhor, sem dores e mal-estares e com a maior qualidade possível mas, muitas vezes, não sabemos o que fazer. Por isso, decidi fazer a minha parte e partilhar com todos, através do livro “O Segredo Para Se Manter Jovem e Saudável”, como podemos viver mais e melhor!

Especialista em Medicina Biológica e Antienvelhecimento Clínicas Viver - Lisboa

Sou farmaceuta e terapeuta biológica e ortomolecular, e tenho a convicção de que é possível fazer muito mais para prevenirmos doenças e vivermos melhor. Infelizmente, a nossa medicina convencional não está preparada para atuar na prevenção e acaba por limitar estas medidas ao diagnóstico precoce e à modelação dos sintomas.
A evolução da medicina, os cada vez mais e melhores meios de diagnóstico que são também mais acessíveis, assim como o desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas, permitem-nos viver  mais. No entanto, estamos todos com mais doenças, menos saúde e não nos sentimos bem. Coincidentemente, estamos cada vez mais sujeitos a tóxicos, ao stresse, à desnutrição e à má alimentação, assim como à poluição eletromagnética e a infeções silenciosas que vivem connosco sem sabermos e que nos provocam doenças. Estes fatores, ainda que nem sequer tenhamos consciência, provocam-nos desequilíbrios: acidificamos, inflamamos e oxidamos, e ainda surgem distúrbios emocionais, intestinais e hormonais. Em consequência disso, envelhecemos mais rapidamente e ficamos doentes.

A decisão de escrever o livro
Há muito que sinto vontade de partilhar a mensagem que transmito às pessoas que recorrem diariamente à consulta e o livro foi a forma ideal para o fazer. É fundamental todos sabermos que, independentemente da idade, podemos sentir-nos bem e saudáveis, e envelhecer sem ficarmos velhos. Através da alteração da forma como vivemos, onde vivemos, como comemos, o que comemos, como e o que sentimos, podemos melhorar a nossa qualidade de vida e envelhecer sem ficar velhos. O impacto que o meio onde vivemos tem na nossa saúde é enorme. Não é suficiente tomar medicamentos para ocultar o sintoma sem corrigir os desequilíbrios metabólicos.
Todos beneficiamos com pequenas alterações que podemos introduzir no nosso dia a dia. Isto porque tudo influencia o nosso bem-estar e o envelhecimento, desde a forma como comemos, como vivemos e como dormimos, ao local onde vivemos. As notícias sobre estes temas são muitas e, por vezes, contraditórias: o que ontem fazia bem, afinal, parece que não é assim tão saudável. E o resultado é que hoje, as pessoas já não sabem o que comer e o que fazer, pois acham que tudo faz mal.


3 grupos fundamentais
Este livro é para todas as pessoas e não apenas para as que se preocupam com o envelhecimento saudável. É importante perceber que todos – das crianças aos idosos – podem melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, fiz uma divisão dos três grandes grupos:
1. Os que se sentem muito bem, querem continuara usufruir do seu bem-estar e, eventualmente,melhorar alguns aspetos, uma vez que a saúde no futuro dependerá das nossas decisões de hoje.
2. Os que já estão doentes, têm doenças crónicas ou degenerativas, que tomam medicamentos para tudo e cuja lista de químicos não para de aumentar. Muitos doentes crónicos já perceberam que poderá existir uma causa para a sua doença, embora a desconheçam, e que silenciar os sintomas pode dar alguma qualidade de vida, mas não é suficiente.
3. Finalmente, o grupo onde está incluída a maioria das pessoas. A este grupo pertencem as pessoas que, não estando doentes, também não se sentem com saúde. Os desconfortos surgem quase diariamente e a solução não passa por eliminar apenas os sintomas que aparecem. Cansaço, fadiga, dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, barriga inchada, enfartamento, más digestões, obstipação, borbulhas, eczemas, acne, insónias e stresse são apenas alguns sintomas que atormentam muitas pessoas.
Para cada um destes grupos dedico páginas que contêm, de forma genérica, informações que permitem identificar o perfil correspondente e despertar a consciência em cada um de nós que é possível fazer mais para ajudar a resolver esses problemas. Porque somos todos diferentes, a solução é também diferente.
Este livro contém ainda vários testes aos quais é possível responder para perceber qual o perfil biológico e respetivos défices que podem dar origem aos desequilíbrios que mais tarde irão traduzir-se em doenças. Todos nós temos o nosso próprio segredo! É importante que o descubramos para que possamos equilibrar-nos para nos mantermos saudáveis, livres de doenças e envelhecermos sem ficarmos velhos. Incluí também uma lista de compras, uma tabela de conversão de alimentos que ajuda a fazer as substituições alimentares optando por soluções mais saudáveis e adaptadas a cada um e as melhores e variadíssimas opções alimentares de acordo com o perfil biológico de cada um.

 

 

Artigo mais recente

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0