Ilustrações que contam histórias

Ilustrações que contam histórias

Carregadinhas de cor, personalidade e criatividade

Recentemente, cruzámo-nos com o perfil da Maria Santos numa rede social. Com o objetivo de ajudar a Animais de Rua, uma associação de proteção animal, criou uma ilustração e transformou-a num autocolante. Logo ali, percebemos que a Maria é muito mais do que uma simples ilustradora. Por isso, de lá para cá, não só começámos a segui-la, como quisemos saber mais sobre si, o que a inspira e o trabalho que faz. Pelo meio, encomendámos a nossa própria ilustração e, agora, contamos-lhe tudo!

Tal como acontece com a maioria dos projetos pessoais, Maria Santos começou a fazer ilustrações personalizadas por acaso. A ideia da personalização com detalhes veio de uma peça tridimensional que fez. Já a opção de “transportar” pessoas, acessórios e amigos de quatro patas para os seus trabalhos, veio de presentes especiais que fazia para os amigos.
As reações foram sempre tão boas que, a dada altura, Maria questionou-se se não seria boa ideia criar uma página onde pudesse divulgar o seu trabalho e, simultaneamente, vendê-lo!
Nós, confessamos, ficámos rendidos. Por isso, se pensava encontrar um texto isento, esperamos não desapontar quando assumirmos que não é o que vai encontrar. E não é por vários motivos. Não é isento porque é impossível não nos deixarmos envolver pela forma apaixonada com que Maria abraçou este projeto há pouco mais de três anos mas, também, pelo interesse que demonstra pelas histórias que lhe contamos e, mais ainda, pelo carinho que coloca em cada detalhe de cada uma das ilustrações que faz. Percebe agora por que razão não somos capazes de falar dela e do trabalho que faz sem fazer elogios constantes?

Pormenores que que tornam cada trabalho único
Devido à sua formação em Design de Comunicação/Gráfico, Maria Santos faz ilustrações vetoriais.  Quando lhe perguntamos o que é que acha mais interessante nas ilustrações que faz, não tem dúvidas: “Cada ilustração é única, repleta de detalhes. Mesmo as mais simples, têm cor e, acima de tudo, contam parte da história de alguém. E isso acontece porque, antes de iniciar qualquer trabalho, estabeleço uma relação de proximidade com cada cliente. Essa é uma das formas que tenho de perceber exatamente o que pretende e os detalhes que não podem faltar em cada trabalho”.
E nós, que já passámos pelo processo, asseguramos que é exatamente isso que acontece.
Após o contacto inicial do cliente, Maria pede uma ou várias fotos, bem como uma pequena descrição dos gostos pessoais e cores favoritas. “São os tais pormenores que, não só fazem toda a diferença na altura em que estou a ilustrar, como dão o toque único a cada uma delas”, assegura.
Apesar de trabalho não faltar, esta ainda não é a ocupação de Maria a tempo inteiro. A par das ilustrações que faz sempre sob a supervisão do Riscas, o seu irresistível gato “laranja”,  é freelancer e dá aulas de Expressão Plástica.
Claro que a ideia é aumentar a marca e torná-la ainda mais conhecida. Para isso, Maria conta com as redes sociais mas, também com o passa-palavra. Essa, não só é a melhor publicidade, como é a mais genuína.
Nós, como dissemos antes, tornámo-nos fãs incondicionais do trabalho da Maria. E isso aconteceu não só pelo profissionalismo que coloca em cada peça, como nos pormenores presentes em cada ilustração ou na embalagem que a transporta até nós.

O presente de Natal perfeito
Falta pouco mais de um mês para o Natal e, se ainda não pensou nos presentes para os amigos do peito e família, está na hora de o fazer. Quer marcar pontos com um presente que tem tanto de original, como de especial? A Maria faz!
Aceite a nossa sugestão e vá ao facebook e ao instagram da Maria Santos. Para mais informações, sobre preços e medidas dos trabalhos, envie mensagem pelo facebook ou um e-mail para: santosbymariasantos@gmail.com

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0