Dicas para um regresso ao trabalho tranquilo

Dicas para um regresso ao trabalho tranquilo

Se faz parte do (enorme) grupo de pessoas que desespera com o fim das férias e já teve oportunidade de ler o artigo que escrevi sobre o que está na origem do stresse pós-férias, não deixe de ver as dicas que dou para um regresso ao trabalho mais tranquilo e menos "doloroso"!

Psicóloga Clínica Clínica Campo Grande - Hospital St. Louis

– Retomar os horários de trabalho, das refeições e do sono exige adaptação. Assim, não regresse das suas férias no dia anterior a voltar ao trabalho. O ideal é que reserve um dia ou dois para estar em casa antes de voltar ao trabalho. Isto permitir-lhe-á organizar-se e ainda ter algum tempo para descansar da animação das férias

–  No primeiro dia de regresso ao trabalho, levante-se um pouco mais cedo. Tome tranquilamente um pequeno-almoço de que goste realmente e saia com alguma antecedência. Assim, começará o dia de trabalho de forma mais calma, sem que o stresse o afete

–  A melhor maneira de entrar no ritmo é sendo você a defini-lo. Por isso, programe o seu primeiro (ou os primeiros dias) de trabalho. Agende as reuniões que achar necessárias, defina a agenda de trabalhos e estabeleça prioridades. Esta programação vai ser-lhe muito útil para o ajudar a manter-se focado

–  Deve procurar voltar progressivamente à vida normal, evitando grandes esforços nos primeiros dias ou levar trabalho para casa. É igualmente importante, interiorizar que o rendimento no trabalho vai aumentando ao longo dos dias

–  Evite retomar o trabalho a uma segunda-feira para evitar a perceção de uma semana longa. Ou seja, se retomar o trabalho numa quarta-feira, rapidamente chega o fim de semana

–  Leve uma ideia nova para o local de trabalho. Algo que possa ser encarado como um contributo positivo para a sua empresa

–  Contribua para criar um bom ambiente de trabalho. Fale com os colegas de forma simpática, energética e motivada. Elogie com mais frequência. Crie momentos de humor saudável

–  Praticar desporto é uma boa forma de aliviar as tensões, não as deixando acumular-se, para além dos benefícios que a prática desportiva traz ao organismo. Tente dormir sete ou oito horas por dia, para ter energia, um maior nível de concentração e estabilizar o humor

–  Outra sugestão diz respeito à dimensão relacional e social. Deve planear e aproveitar bem os fins de semana, pois esta pode ser a estratégia perfeita para atenuar o cansaço e aliviar a rotina

–  Programe um fim de semana fora, algo que o entusiasme, para as semanas seguintes ao regresso ao trabalho

–  Agende períodos em que poderá fazer pequenas pausas e programe atividades para fazer nesses períodos. Desta forma, estará a antecipar mentalmente esses momentos, o que contribuirá para sentir uma sensação de alegria antecipada e de bem-estar

–  Sempre que sentir que está a ficar stressado, faça uma pausa e reveja, mentalmente, um momento muito agradável que viveu no período de férias. O nosso cérebro não distingue imaginação de realidade, pelo que, ao rever ao pormenor como se estivesse a viver esse momento, irá sentir-se mais tranquilo

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