Detox pré-Natal para 3 dias

Detox pré-Natal para 3 dias

Pensava que lhe dava as melhores dicas para enfrentar as festas e os jantares de Natal, recomendava o detox pré-Natal e não lhe dizia como deveria fazer? Claro que não! Faça este detox durante três dias e viva o mês de Natal com conta, peso e medida!

Nutricionista Clínica Hospital Lusíadas Faro Autora do blog "Santa Melancia" e dos livros "Sumos e Águas Detox" e "Sopas, Saladas e Chás Detox"

De inverno, o consumo de água é negligenciado pois as temperaturas frias não combinam com bebidas frescas ou com as nossas típicas águas detox. Por isso, muitas têm sido as pessoas que me têm pedido detoxes mais quentinhos para os dias mais rigorosos. A pensar nisso, para o primeiro dia de detox pré-festas, sugiro uma infusão quente funcional, que permite eliminar os liquidos acumulados, saciar e ainda a queimar algumas gordurinhas extra. Para além de hidratar, esta infusão pode ser uma ótima forma de se manter quente, saciado e, ao mesmo tempo, ter efeitos no nosso objetivo pré-natalício: Preparar o organismo para as tentações que aí vêm!

Beba a sua infusão todos os dias
Durante cada dia do detox, deve beber 1,5l da infusão detox de cavalinha, canela, funcho e gengibre. Para fazer a infusão, siga estes passos: 1,5 l de água + cavalinha (cerca de 2 saquetas ou 4 colheres de sopa) + 1 c. chá de sementes de funcho + 1 pau de canela + 2 rodelas de gengibre fresco.
Depois de fervida a água, junte-lhe todos os ingredientes e reserve. Se preparar de véspera (para não ter de perder tempo pela manhã), pode deixar a infusão a repousar durante a noite e levar consigo para beber ao longo do dia, num recipiente bem fechado. Opte por um termo se quiser manter a temperatura. Caso tenha de adoçar as suas infusões, opte por stevia. Na minha opinião, a canela dá-lhe um falso sabor doce muito agradável fazendo com que os adoçantes ou a adição de açúcar sejam desnecessários.

Pequeno-almoço: Aveia adormecida

Ingredientes:
200 ml de leite vegetal (amêndoa, aveia ou coco) + 3 c. sopa de flocos de aveia + 1 c. chá de sementes de chia + 1 c. chá de sementes de linhaça + canela em pó a gosto
Receita: Coloque num frasco e guarde no frigorífico durante a noite. Na manhã seguinte pode comer frio ou aquecido. Também pode adicionar alguns frutos vermelhos frescos ou congelados, e frutos secos.

Meio da manhã: Sumo antioxidante

Ingredientes: 200/300 ml de sumo antioxidante + 1 mão cheia de frutos secos + 1/2 beterraba + 2 mãos cheias de frutos vermelhos + 1 rodela de gengibre + 1 rodela de abacaxi + 1/2 curgete + 1 folha de couve + 1 c. sopa de sementes de linhaça + 300/400ml de água de coco

Almoço: Sopa de ervilhas mentoladas
Sugestão: Junte 2 c. sopa de quinoa vermelha cozida + 1 c. sopa de sementes de abóbora tostadas

Ingredientes:
1 cebola + 1 nabo + 1 curgete + 2 colheres de sopa de azeite virgem extra + cerca de 500 ml de água + 350 g de ervilhas + 1 mão cheia de hortelã + 300 ml de bebida de arroz
Receita: Numa panela, coloque um fio de azeite e aloure a cebola finamente cortada. Junte as ervilhas, o nabo e a curgete cortados, e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Mexa a mistura para não queimar. Junte a água, tape e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Desligue o fogão, junte a hortelã fresca e triture com a varinha mágica até obter uma mistura cremosa e homogénea. Junte a bebida de arroz a gosto e está pronta a servir.

Meio da tarde: 200-300 ml de sumo antioxidante + cenoura crua
Receita: Repita a do sumo que preparou a meio da manhã

Jantar: Sopa de ervilhas mentoladas

Receita: Igual à do almoço
Sugestão: Junte 2 c. sopa de sementes de cânhamo + 2 ovos de codorniz cozidos

NOTA: Pode consumir a quantidade de sopa que quiser!

Dicas detox
Para aqueles que não conseguem seguir um plano detox intenso, deixo algumas sugestões. Estas são dicas que, espero, ajudem a superar os excessos ou, melhor dizendo, a minimizar os estragos desta época.
– Comece o dia 1 com um bom pequeno-almoco. Saltar esta refeição para perder peso ou compensar os excessos natalícios pode ser uma estratégia que vai desestabilizar o seu apetite e fazer perder o controlo sobre as tentações
– Nao tente restringir demasiado a ingestão alimentar durante o dia. Irá perder o controlo e descompensar ao final do dia, naquela hora que gosto de chamar de “hora do lobo”
– Coma várias vezes ao dia para ter a certeza que nunca se senta à mesa com fome
– Inicie a sua refeição principal com uma sopa saciante e baixa em calorias. As sopas detox podem ser uma ótima solução para reduzir a necessidade de exagerar na refeição principal
– Se, por acaso, comeu algo que sabe não constar na dieta, não deixe que o peso na consciência abale a sua determinação. Tente compensar e voltar a rotina saudável
– Hidrate-se! Para beber água não precisa de passar fome. Opte por chás, infusões ou tisanas funcionais que não só o ajudam a drenar, como ajudam a controlar o apetite
– Não acredite numa solução milagre que prometa perda de peso rápida e sem esforço. Sem alteração de hábitos não há tratamento que funcione
– Tenha a certeza que juntamente com as opções menos saudáveis, mas tão tradicionais desta altura do ano, existem tambem opções alternativas e nutricionalmente mais equilibradas. Pode ir intercalando com “uma no cravo e outra na ferradura”
– Independentemente do seu prato, acompanhe sempre com uma boa porção de vegetais, sejam eles crus ou cozinhados

Como lidar com os doces?
Imagine um prato de sobremesa. Nele poderá colocar os doces que conseguir, retirando uma pequena amostra de cada. Pode dividir com o familiar sentado ao seu lado ou com alguém que também está preocupado em não deitar tudo a perder este Natal mas, mesmo assim, não quer abdicar dos sabores e da tradição da época. Costumo dizer em consulta que “não precisamos de provar todos os sonhos da travessa para sabermos que este ano estavam ou não melhores!”

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