Corrida e Yoga

Corrida e Yoga

Atividades opostas ou complementares?

Pode haver quem pense que o yoga e a corrida não têm nada em comum e, como tal, são atividades opostas. Mas será mesmo assim ou podem usufruir mutuamente dos seus benefícios?

Mestre em Yoga e Meditação Brahmi Oriental Wellness - Parede

Se o yoga se apresenta como uma prática milenar, podemos dizer que a corrida não lhe fica atrás. A verdade é que desde tempos imemoriais que o Homem corre pela sua sobrevivência, fugindo dos perigos ou em busca de comida.
Hoje em dia tudo mudou. Corremos por outras motivações e até o yoga é praticado por outros motivos. Mas o mais importante no meio de tudo é que qualquer uma destas atividades traz benefícios visíveis e comprovados. No entanto, pouco se fala sobre a complementaridade entre ambas.

Benefícios do yoga para quem corre
Apesar de muito diferentes e até com finalidades bem distintas, a corrida e o yoga podem ser atividades complementares. Estando a corrida na moda, vemos regularmente um movimento pouco sensato de pessoas que saltam diretamente do sofá para corridas de 10 ou 20 quilómetros. Ora, como é óbvio, este ato é pouco consciente e pode trazer problemas graves de saúde. E é aqui que o yoga pode funcionar como complemento e ajudar a fazer a transição, permitindo um trabalho que traz mais consciência ao processo de correr.
O yoga é uma prática milenar baseada na atenção plena sobre tudo o que se passa a nível físico, mental e emocional. Acima de tudo, estarmos mais conscientes de nós próprios. Transportando isso para a corrida, é óbvio que vamos beneficiar a todos os níveis se pudermos calçar as sapatilhas e sair para a estrada ou para o monte, de uma forma mais focada, determinada, consciente e percebendo a cada momento como é que nos comportamos e quais as mensagens que corpo e a mente nos enviam constantemente.
Chama-se a isto também um fortalecimento mental, essencial à superação de qualquer desafio. Só por isto, o ganho já é grande, mas o benefício da prática de yoga para quem corre não se fica por aqui. O yoga vai trazer também mais força muscular, estabilização articular, flexibilidade e uma maior capacidade respiratória, aspetos inquestionavelmente importantes para o desenvolvimento de uma performance mais equilibrada e, acima de tudo, saudável.

Melhore a sua corrida
Trabalhar estes quatro pontos através da prática regular de yoga, ajudará ainda a fugir aos treinos repetitivos da corrida e aos movimentos de elevado impacto que podem originar várias assimetrias físicas. O yoga irá, assim, reequilibrar e realinhar o corpo, compensando o stresse sobre os músculos, articulações e todo o sistema esquelético, através da criação de espaço interno e externo, físico e mental.
Certamente que ninguém quer correr para sofrer, mas basta dar uma volta pelos principais pontos de corrida das nossas cidades, para perceber que há muita gente a fazê-lo para além dos seus limites. Então, fica o conselho: procure um bom professor de yoga e peça-lhe para o ajudar a melhorar a sua performance quando corre. Se ele for realmente qualificado, saberá o que fazer, tornando a sua corrida mais leve e agradável.

Contactos
Brahmi Oriental Wellness
Av. dos Plátanos, nº51, Loja C
Jardins da Parede
2775-352 Parede
Tel.: 214 675 478
Email: info@brahmi.pt

 

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