Como preparar os alimentos da estação

Como preparar os alimentos da estação

Agora que já percebeu que alguns alimentos são mais hidratantes do que outros, damos-lhe algumas sugestões na hora de os preparar.

Alface e tomate
Pode parecer cliché, mas não é: Prepare uma nutritiva e refrescante salada para as refeições principais. A salada pode ser apenas acompanhamento dos pratos principais ou, se lhes adicionar alguma proteína, pode ser o prato principal! Basta juntar algumas folhas de alface e umas rodelas de tomate, temperar com ervas aromáticas, azeite e sumo de limão e terá uma salada deliciosa e bastante hidratante. Se quiser, pode juntar uns pedaços de frango ou atum, algumas azeitonas, uns pedaços de ananás e ovo cozido e tem uma salada completa e equilibrada!

Curgete e aipo
Já lhe dissemos que a chegada do tempo quente não deve limitar o consumo de sopa, por isso, prepare uma sopa com estes ingredientes e não só assegurará a ingestão de nutrientes, como será uma boa forma de se hidratar. Para esta sopa, siga a receita da nutricionista Rita Silva das lojas Celeiro: “Junte uma cebola, um chuchu, dois alhos franceses, quatro talos de aipo, 25 gramas de coentros, uma curgete com casca, sal e azeite a gosto. Deixe cozinhar e no final passe todos os ingredientes com a varinha mágica. A sua sopa está pronta.”


M
elancia e ananás
Os sumos que habitualmente encontramos à venda têm mais açúcar e conservantes do que fruta, por isso, esqueça essas opções. Em vez delas, prepare os seus próprios sumos nutritivos, saborosos e, claro, hidratantes! Rita Silva sugere esta receita: “Coloque uma fatia de melancia, uma fatia de ananás, uma rodela grande de gengibre fresco e gelo a gosto, na liquidificadora. Bata até ficar com a consistência desejada e, se quiser, acrescente um pouco de água”. Outra sugestão para a melancia e para o ananás, mas também para outros frutos da época, são as espetadas de fruta. Para além de ficarem com uma apresentação muito colorida, as espetadas são ideais para as crianças que não acham muita piada a comer fruta, mas gostam de comer na forma de espetadas!

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0