Casa das Senhoras Rainhas

Casa das Senhoras Rainhas

Há sítios que nos marcam. Sítios que são tão especiais que nos fazem viajar no tempo e ainda nos permitem vivenciar experiências únicas, repletas de emoções. Aceite o nosso convite para uma visita guiada ao hotel Casa das Senhoras Rainhas, em Óbidos, e deixe-se seduzir.

A menos de uma hora de distância de Lisboa, a vila de Óbidos guarda em si uma história de conquistas que merece ser conhecida, monumentos e ruelas de imensurável beleza que urgem ser percorridos, e pequenos tesouros que devem ser descobertos… e partilhados! Mas, a Casa das Senhoras Rainhas, um hotel de quatro estrelas situado no interior das muralhas de Óbidos (privilégio que divide apenas com a pousada), é um daqueles locais que, por momentos, nos sentimos tentados a guardar só para nós. Afinal, neste pequeno hotel de charme, nada foi deixado ao acaso e, do staff aos quartos, sem esquecer a esplanada que nos dias de calor se torna irresistível, tudo foi pensado ao pormenor.

Conforto, charme e requinte
Apesar de todos os pormenores de luxo e recantos confortáveis, o hotel Casa das Senhoras Rainhas não foi sempre assim. Até há cerca de dois anos, altura em que Aguinaldo Silva – esse mesmo, o autor de novelas de maior sucesso em Portugal e no Brasil – o comprou, a Casa das Senhoras Rainhas era uma estalagem. Simpática e acolhedora mas, pouco mais do que isso. Aliás, o autor conheceu-a uns anos antes quando visitou Óbidos e, por isso mesmo, não hesitou quando soube que estava à venda. E comprou-a. E remodelou-a totalmente até transformar a outrora estalagem num charmoso hotel de quatro estrelas. Por estar localizado numa zona protegida e não poder sofrer quaisquer alterações, até os materiais utilizados tiveram de respeitar os critérios estéticos desta zona histórica. E ainda bem que assim foi. Hoje, resta muito pouco da antiga estalagem no hotel. O chão frio deu lugar ao soalho flutuante, o branco inundou paredes e portas, o dourado acompanha os contornos decorativos, e tudo nos convida a ficar.

Nobres aposentos
O hotel Casa das Senhoras Rainhas proporciona uma estadia única, onde reina a tranquilidade. A pensar nisso, apesar dos tons fortes dos sofás no lobby, junto à imponente lareira, nos quartos a decoração é em tons suaves e pastel. Cada um dos quartos ganhou o nome de uma rainha e decoração distinta. Em comum têm a harmonia de cores e os elementos decorativos que evidenciam o bom gosto e a aposta num ambiente simples, mas cheio de charme.
No total, a Casa das Senhoras Rainhas tem dez quartos – nove quartos com cerca de 17 m2 e uma varanda, e um quarto com cerca de 20 m2 e um pequeno walking closet. Este é, aliás, o quarto que se destaca. E não somos só nós que o dizemos. O quarto do torreão é o maior e, apesar de não ter varanda, tem um original e apaixonante canto das namoradeiras. A decoração, essa, é mais opulenta e, por instantes, acreditamos mesmo que também nós fazemos parte da nobreza.

Delicie-se ao pequeno-almoço
Se até aqui já estava tentado a rumar a Óbidos na próxima oportunidade, depois de lhe falarmos no pequeno-almoço terá dificuldade em não partir de imediato. De facto, este é (mais) um dos pontos fortes deste irresistível hotel.
Todas as estadias incluem pequeno-almoço e este é servido no restaurante do hotel que é, nada mais, nada menos, do que o restaurante Comendador Silva – Óbidos. Para esta primeira refeição do dia os reis são mesmo os produtos regionais, cuidadosamente selecionados. Do bolo caseiro aos croissants, sem esquecer o pão regional, feito de forma tradicional e em forno de lenha, às compotas preparadas com os frutos mais frescos e os sumos naturais, não há nada que não apeteça provar.

Sobre Óbidos
Esta vila portuguesa pertence ao distrito de Leiria e tem cerca de 2200 habitantes. O castelo e todo o conjunto urbano da vila de Óbidos estão classificados como monumentos nacionais, razão pela qual estão proibidas as novas construções e quaisquer reabilitações que aconteçam têm de respeitar os critérios estabelecidos. Erguido 79 metros acima do nível do mar, o icónico castelo de Óbidos tem um formato retangular irregular e uma mistura de elementos dos estilos romântico, gótico, manuelino e barroco, e é hoje a Pousada de Óbidos. Quanto às muralhas, prolongam-se por ambos os lados do castelo, por 500 metros, fechando o perímetro em ponta, na chamada Torre do Facho, e em algumas zonas chegam a ter 13 metros de altura.

Sabia que
… D. Dinis ofereceu Óbidos como presente de casamento à sua esposa, D. Isabel, tendo a vila ficado pertença da Casa das Rainhas? Em virtude disso, passaram por Óbidos quase todas as rainhas de Portugal que fizeram questão de deixar a sua marca com a edificação de vários monumentos.

Late check-out
Se estiver com dificuldades em despedir-se da sua vida real, não se preocupe. O hotel Casa das Senhoras Rainhas disponibiliza late check-out mediante pedido.

 

 

 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0