Bolo Húmido de Chocolate

Bolo Húmido de Chocolate

Prometemos que íamos apresentar-lhe diversas sugestões para a sua Ceia de Natal e não só cumprimos, como vamos fechar com chave de ouro! Este bolo de chocolate, da autoria do chef Napoleão Valente, do restaurante Comendador Silva, em Lisboa, tem várias fases e parece complexo, mas é fácil de executar. Experimente!

INGREDIENTES PARA O BOLO
– 1 tablete de chocolate de culinária
– 5 ovos de galinhas criadas ao ar-livre
– 400g de açúcar
– 150g de farinha de trigo
– 250g de manteiga
– 3 colheres de sopa de chocolate em pó

INGREDIENTES PARA AS NOZES CARAMELIZADAS
– 100g de nozes
– 50g de açúcar
– Conhaque q.b.

INGREDIENTES PARA O CARAMELO
– 300g de açúcar
– 50g de manteiga
– 100ml de natas
– Essência de baunilha q.b.

INGREDIENTES PARA ÁRVORES DE CHOCOLATE
– 1 Tablete de chocolate de culinária
– Gelo + água fria



PREPARAÇÃO DO BOLO

Unte uma forma quadrada, forre-a com papel vegetal e volte a untar. Ligue o forno a 180º. Derreta o chocolate em banho-maria. Numa taça, junte o açúcar e os ovos, e misture com a batedeira. Noutro recipiente, junte a farinha e o chocolate em pó. Quando o chocolate estiver derretido, junte-o em fio ao açúcar e aos ovos previamente batidos. De seguida, adicione a farinha com o chocolate em pó e leve ao forno aquecido durante 25-30 minutos.

PREPARAÇÃO DAS NOZES CARAMELIZADAS
Enquanto o bolo assa, numa frigideira, salteie as nozes para soltarem óleo, e adicione o açúcar. Coloque a manteiga, deixe atingir o ponto caramelo e adicione o conhaque. Deixe secar. Retire tudo para um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe arrefecer.

PREPARAÇÃO DO CARAMELO
Leve um tacho ao lume com açúcar e deixe caramelizar. Assim que o açúcar atingir o ponto caramelo, adicione a manteiga e as natas, e bata com força. Acrescente a essência de baunilha e, em lume brando, deixe reduzir até à consistência desejada.

PREPARAÇÃO DAS ÁRVORES DE CHOCOLATE
Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver derretido, coloque-o num saco de pasteiro e vá vertendo sobre o gelo e a água fria que devem estar num tabuleiro. Vá dando a forma que deseja, fazendo os possíveis por se assemelhar a uma árvore e respetivos troncos. O chocolate quente em contacto com o gelo e a água fria, vai solidificar e criar as árvores que deseja.

MONTE O PRATO
Polvilhe um dos lados do prato com chocolate em pó e disponha uma fatia do bolo. Espalhe pedaços da noz caramelizada, salpique o prato com caramelo, decore a fatia do bolo com caramelo e disponha as árvores de chocolate a seu gosto. Quando estiver prestes a servir, coloque uma bola de gelado de nata.

Sugestão do chef Napoleão Valente: Salpique o caramelo com flor de sal para fazer sobressair o sabor!

Visite o facebook do Restaurante Comendador Silva.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0