Alimentos que hidratam

Alimentos que hidratam

Agora que o calor se faz sentir a sério, é importante beber muita água e hidratar o organismo. Mas sabia que enquanto se alimenta também pode contribuir para a hidratação do seu corpo?

O bom funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo depende, em grande parte, da água que ingerimos. E faz sentido que assim seja, afinal, “a água não só é o componente maioritário do corpo humano, correspondendo a cerca de 75%, percentagem que varia consoante a idade, como tem funções fundamentais no nosso organismo, como a regulação da temperatura corporal, a eliminação de resíduos e o transporte de nutrientes”, salienta a nutricionista das Lojas Celeiro, Rita Silva.
Embora sejamos incentivados a beber, pelo menos, 1,5l de água por dia, durante todo o ano, à medida que o tempo começa a aquecer, mesmo aqueles que resistem a beber líquidos, aumentam a sua ingestão. Quer seja água simples, sumos naturais ou chás, é fundamental assegurar que ingere uma quantidade significativa de líquidos que ajudem a hidratar o corpo.
Mas, não é apenas com a ingestão de líquidos que poderá contribuir para a correta hidratação do corpo. São muitos os alimentos que podem desempenhar um importante papel na hidratação do organismo, uma vez que contêm uma elevada percentagem de água na sua composição. Perguntámos à nutricionista Rita Silva quais são os alimentos mais ricos em água e a resposta não tardou: “Legumes e frutas, da abóbora ao pepino, passando pelo aipo, pela melancia e muitos outros”. Lembre-se: o consumo destes legumes e frutas não anula a necessidade de beber água! E Rita Silva diz porquê: “Como suamos mais nos meses quentes, há uma maior perda hídrica que só será colmatada com a ingestão de muita água e dos alimentos certos. Por isso, temos de ter cuidado e reidratar o organismo e prevenir a desidratação, especialmente em alturas em que perdemos mais

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