10,9% das portuguesas têm diabetes

10,9% das portuguesas têm diabetes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 199 milhões de mulheres com diabetes e, se as previsões se confirmarem, até 2020 este número aumentará para 313 milhões. Em Portugal, estima-se que 10,9% das mulheres têm diabetes.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes que se assinala hoje, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) espera chamar a atenção para um problema de saúde que, embora afete ambos os sexos, tem algumas especificidades nas mulheres que devem ser devidamente analisadas. Segundo Estêvão Pape, Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da SPMI, “Mais de 15% das grávidas portuguesas têm diabetes gestacional e, embora este seja um problema que normalmente termina quando o bebé nasce, aumenta o risco de a mãe vir a ser diabética no futuro”. E o especialista explica por que razão é que isto acontece: “Em primeiro lugar porque há uma memória que fica. Depois, se a mulher tiver história familiar da doença ou se aumentar de peso, o risco de vir a ter diabetes é maior”.

A diabetes é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar no nosso país. A situação é de tal forma grave que, hoje em dia, mais de 30% dos doentes internados nos Serviços de Medicina Interna são diabéticos.

Neste Dia Mundial da Diabetes, Estêvão Pape deixa o alerta: “É preciso que as pessoas estejam atentas, assim como os organismos que tutelam a saúde e a classe médica, porque a diabetes afeta grande parte da população e é muito fruto da desatenção”.

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, esta patologia é a nona causa de morte entre mulheres, estando na origem de 2,1 milhões de óbitos todos os anos.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0